Home Objetivos

Mensagem do Professor.

Como você pode ver é uma página na WEB é de uso didático para alunos de graduação e pós-graduação de Engenharia Florestal (ver no “menu” lateral da página “OBJETIVOS”).  O conteúdo da APOSTILA serve as disciplinas de “Hidrologia Florestal e Manejo de Bacias Hidrográficas” e “Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos” por mim ministradas no curso de graduação e no programa de pós-graduação em Engenharia Florestal da UFPR.  Como se pode observar, além de apresentações em “power point” também há textos, muitas vezes CÓPIAS, de apostilas, artigos científicos e textos técnicos de pesquisadores e professores que ministram conteúdo destas matérias. É uma página que está em constante construção, pois a cada ano vou incorporando novos conteúdos. Não há restrição a cadastro de interessados em consultar o conteúdo desta página, apenas que, depois do cadastro (menu lateral) você receberá um e_mail solicitando algumas informações básicas, APENAS HABILITAR, mas já adianto UMA que é  fundamental: o nome de cadastro deve ser REAL (de nascimento).

Prof. Dr. Nivaldo Eduardo Rizzi

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal – DETF

Setor de Ciências Agrárias

Curso de Engenharia Florestal

Pós-Graduação em Engenharia Florestal (Mestrado – Doutorado – PósDoutorado

Estas disciplinas possuem como objetivos a capacitação dos alunos para o planejamento integrado dos recursos hídricos, enfatizando a importância da floresta nos processos do ciclo hidrológico. Elas se justificam pela demanda de profissionais com visão interdisciplinar sobre as bacias hidrográficas e os recursos hídricos, tanto da área pública ou privada. Quanto às instituições públicas, estes profissionais trabalhariam nas áreas de monitoramento ambiental com objetivo de fiscalização e aplicação de políticas ambientais. No que se refere ao setor privado, os profissionais capacitados trabalhariam na divisão de ambiência, de maneira integrada com a produção objetivando monitorar os impactos sobre os recursos hídricos. Também tem relação com as normativas de qualidade de processos e conseqüentemente a certificação ambiental da empresa florestal.

Disponibilizando material didático, esta página, é um veículo de interação com os alunos da disciplina e profissionais ambientais que se interessam por temas específicos trabalhados nas disciplinas como também temas em discussão social referentes às políticas ambientais do Brasil. Mais especificamente sobre esta interação cotidiana, funcionaria como um “blog” de discussão on line.

Disponibilizando, em seu menu superior, “blogs de cidadania” uma listagem com links para páginas que discutem a realidade política brasileira, indiretamente, se expõe o posicionamento político do responsável pela administração da página e condução das disciplinas compatíveis com uma sociedade solidária, igualitária nas oportunidades e na qualidade de vida.

A abordagem temática desta página evidencia que a ÁGUA É UM INSTRUMENTO DE EQUIDADE SOCIAL pois os recursos hídricos são interdependentes de uma política de segurança alimentar, vida e saúde, bem como recursos para a manutenção de profissões, processos não consumistas e produtos tais como biodiversidade, ciclos de nutrientes, valores recreativos, estéticos e culturais. Estes fatores devem estar dentro de um contexto onde o manejo dos recursos hídricos melhora tanto a segurança social e eqüidade, como a viabilidade dos ecossistemas onde os recursos são encontrados. Assim, se evidencia os seguintes desafios:

• O desafio ecológico: Para reverter tendências na degradação dos ecossistemas de água doce e aumentar inclusive sua abundância e qualidade, através da reabilitação e estratégias de reparação. Para reverter as pressões crescentes sobre estes ecossistemas, as quais aumentarão pelas demandas crescentes e conflitos sobre os recursos hídricos, bem como por uma maior variação e incerteza  das condições ecológicas e climáticas.

• O desafio humano: Para gerar maior segurança e eqüidade dentro e entre lares, comunidades e nações em um mundo urbanizado e cada vez mais integrado, onde a pobreza e a desigualdade permanecem dominantes, as pressões de consumo são crescentes, os conflitos estão sempre presentes e as estruturas sociais, normas e expectativas em mutação.
  • O desafio institucional: Para construir instituições eficientes, representativas e sustentáveis para o manejo dos ecossistemas de água doce, a redução na vulnerabilidade destes ecossistemas e a segurança social objetivando integração do público e do privado em respeito à sociedade civil.

Prof. Nivaldo Eduardo Rizzi

Área Restrita
Você escreve
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.
Setor de Ciências Agrárias.
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL.
Centro de Ciências Florestais e da Madeira (CIFLOMA).
Rua Lothário Meissner, 680
Bairro Jardim Botânico.