Home Fotos de pesquisas

Fotos Pesquisa

Fotos dos pontos de monitoramento de qualidade e quantidade de água do projeto de pesquisa para Dissertação de Mestrado de Rafael Zoboli Guimarães, desenvolvido em uma fazenda da Companhia Catarinense de Empreendimentos Florestais – Comfloresta. O monitoramento foi realizado desde janeiro de 2006, e avaliou os impactos sobre a qualidade e quantidade de água superficial no processo de conversão de maciços de pinus taeda para floresta atlântica em Áreas de Preservação Permanente (APP) ao longo de nascentes e cursos de água. Título da Dissertação "Avaliação da qualidade de água no processo de recuperação de áreas de plantio de Pinus taeda em APP na microbacia do rio Campinas, Joinville, SC". Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Dissertação defendida em 27 de março de 2012. Disponível no Banco de Teses da UFPR (http://200.17.203.155/index.php?codigo_sophia=304156)

Fotos da área de execução do projeto de pesquisa para Dissertação de Mestrado de Richardson G. Schechi sob o título “Avaliação da capacidade potencial de armazenamento de água da Bacia do Rio Pequeno – São José dos Pinhais - PR”. O objetivo desta Dissertação é avaliar a importância das áreas de recarga hídrica pela aplicação de metodologia de valoração de características morfológicas e de cobertura de solo para a definição de programas de ordenação do território destas áreas de fragilidade ambiental. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Dissertação defendida em 27 de fevereiro de 2012. Disponível no Banco de Teses da UFPR (http://200.17.203.155/index.php?codigo_sophia=304166)

Fotos da área de execução do projeto de pesquisa para Tese de Doutorado de José Elias Mellek sob o título “Calibragem de parâmetros da teoria da Curva Número e monitoramento da qualidade de água em uma bacia vertente coberta com Floresta Ombrófila Mista – Estudo de caso”.  O objetivo geral desta Tese é analisar o comportamento hidrológico e monitorar a qualidade de água de bacias vertentes. Como objetivos específicos estão: avaliar o comportamento do lençol freático, calcular o balanço hídrico, calibrar o modelo de Curva Número e, principalmente, definir metodologia de análise de bacias vertentes sob distintas coberturas vegetais. Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisa com apoio financeiro do FUNDO PARANÁ, pelo Convênio 47/08 firmado entre UFPR, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI/UGF).

Fotos da Bacia Hidrográfica do Rio Canguirí.  Área de estudo para o projeto de dissertação de Mestrado de Rita de Cássia Bianchi intitulado “Análise Hidrológica do Escoamento Superficial da bacia Hidrográfica do rio Canguiri, região metropolitana de Curitiba, Pr", cujo objetivo é determinar, analisar e comparar valores de Curva Número do Método de Soil Conservation Service – (SCS), para a bacia e analisar a evolução do escoamento superficial devido ao aumento da urbanização e impermeabilização dos solos na área de drenagem considerada como Área de Proteção Ambiental (APA). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Dissertação defendida em 02 de abril de 2012. Disponível no banco de Teses da UFPR (http://200.17.203.155/index.php?codigo_sophia=304017)

Fotos dos reservatórios das hidrelétricas de Fóz do Areia, Capivari e Salto Segredo. Áreas de estudo para o projeto de tese de Doutorado de Nicole Brassac intitulado “Análise de processos ambientais e de qualidade de água de reservatórios de usinas hidrelétricas - Caso de Fóz do Areia, Capivari  e Salto Segredo". A tese estará analisando, através da técnica de Análise de Componentes Principais (ACP) os processos ambientais tendo como variáveis, os parâmetros de qualidade de água e tipologias de ocupação do solo das margens dos reservatórios. Como produto final se pretende orientar programas de conservação de margens de reservatórios em função de tipologias de uso e classes de declividade. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Fotos da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.  Área de estudo para o projeto de dissertação de Mestrado de Maciel Batista Paulino intitulado “Diagnóstico da Relação entre o Uso do Solo e a Qualidade da Água na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – Novo Hamburgo – RS, com o auxílio de Sistemas de Informações Geográficas (SIG)", cujo objetivo é determinar a relação entre o uso do solo e a qualidade da água nas bacias dos rios Portão e Luiz Rau, no sentido de diminuição das mortandades de peixes e melhoria da gestão ambiental da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, com o auxílio de um Sistema de Informações Geográficas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR).