Home Institucional

Institucional

Universidade Federal do Paraná – UFPR (www.ufpr.br) é a mais antiga instituição de ensino superior do país (1912/1914). Possui aproximadamente 70 Cursos de Graduação (www.prograd.ufpr.br) dentre eles o Curso de Engenharia Florestal (www.floresta.ufpr.br) e aproximadamente 100 programas de pós-graduação stricto sensu (www.prppg.ufpr.br) dentre eles Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal (www.floresta.ufpr.br/pos-graduacao). Inserido administrativamente no Setor de Ciências Agrárias (www.agrarias.ufpr.br) o Curso de Graduação e Pós-Graduação em Engenharia Florestal é constituído em Departamentos onde estão lotados funcionários técnicos e professores para condução dos Cursos de Graduação em Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia.

O Laboratório de Manejo de Bacias Hidrográficas e Qualidade de Água (www.hidrologia.ufpr.br) localizado  nas dependências do Centro de Floretas e da Madeira (CIFLOMA) está estruturado para proporcionar instrumental para as linhas de pesquisa da área de concentração estão consubstanciadas na possibilidade de, nesse laboratório, se determinar parâmetros físicos, químicos e biológicos de qualidade dos recursos hídricos, de água residual urbana, de água residual industrial (indústrias florestais) e de líquidos percolados de aterros sanitários. Pode ser conceituado como um laboratório básico de Qualidade de Água (físico-químico), excluindo-se, portanto, a determinação de metais pesados, que exige aparelho de absorção atômica.

O laboratório está instalado em uma área de 100m2. e, dentre os equipamentos existentes, estão: espectrofotômetro, destilador de água, forno mufla, estufas para cultura bacteriológica, chapas aquecedoras, medidores de oxigênio, medidores de condutividade,  medidores de pH, balanças digitais, reatores para DQO,  condutivímetros, medidores de sais na água, turbidímetros, geladeiras, estufas, entre outros.  Além desta base física está sendo estruturada Bacia Experimental de estudos hidrológicos com equipamentos de medição de nível de lençol freáticos, bombas de submerção. Nesta bacia vertente estão forma instalados poços de monitoramento de qualidade do lençol freático e conjunto de pluviômetros internos e externos para estudos hidrológicos e de balanço hídrico. A seguir algumas fotos que ilustram o laboratório e a bacia vertente experimental, localizada no Campus III - Jardim Botânico da UFPR. Esta infra-estrutura está sendo aperfeiçoada, inclusive na implantação da bacia experimental, com recursos financeiros do FUNDO PARANÁ DE C&T, pelo Convênio 47/08 firmado entre a UFPR e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Paraná (SETI/UGF).

Última atualização (Sáb, 01 de Outubro de 2011 14:58)