Home Páginas Técnicas

Páginas Técnicas

Institucional

 

 

Aqui você encontra links para várias páginas na internet que tratam dos temas Hidrologia Aplicada, Manejo de Bacias Hidrográficas, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos. São páginas de instituições listadas separadamente para o Estado do Paraná, Brasil e Internacional. Também, no final da listagem há enlaces para páginas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia.


BLOGs TÉCNICOS

GEOLOGIA – GEODINÂMICA INTERNA E EXTERNA (http://geodinamica.no.sapo.pt). Página técnica do professor Thiago Gonçalo Grade Neves. Portugal. website, totalmente dedicado a essa ciência incrível que tem o nome de GEOLOGIA. Há, inclusive textos “com vínculo” para figuras sobre ASPECTOS MORFOLÓGICOS DOS RIOS. Para se saber todo o conteúdo do website É SÓ CLICAR EM “MAPA DO SITE”.

BLOG DO PROFESSOR TUCCI (http://blog.rhama.net). Blog de discussão de temas contemporâneos do professor Carlos Tucci da Unieversidade Federal do Rio Grande do Sul. Engenheiro Civil, UFRGS 1971; MSc Recursos Hídricos e Saneamento, 1975; PhD Colorado State University, 1978. Professor titular aposentado do IPH/UFRGS; proprietário e diretor de Rhama Consultoria Ambiental Ltda. Atua: Águas Urbanas, Modelagem de sistemas hídricos, Gestão de Recursos Hídricos, Previsão e alerta de sistemas hídricos, Gestão de água e meio ambiente.

ESTADO DO PARANÁ

ITÁGUAS (www.aguasparana.pr.gov.br). O Instituto das Águas do Paraná é o órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SEGRH/PR tendo por finalidade oferecer suporte institucional e técnico à efetivação dos instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos (PERH/PR) instituída pela Lei nº 12.726/99. Também é finalidade do Instituto das Águas do Paraná o exercício das funções de entidade de regulação e fiscalização do serviço de saneamento básico, integrado pelos serviços públicos de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas nos termos da Lei nº 11.445/07.


IAP (www.iap.pr.gov.br). Instituto Ambiental do Paraná é um órgão do governo do estado para o Meio Ambiente.. Tem como objetivos proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

 

AGUAS DO AMANHÃ (www.aguasdoamanha.com.br). O Águas do Amanhã é um projeto idealizado pelo Lupaluna Ambiental e pelo Grupo Paranaense de Comunicação - GRPCOM para mobilizar a sociedade em prol da preservação do Rio Iguaçu por meio da comunicação. O projeto conta com o patrocínio do HSBC e o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fundação Roberto Marinho, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Agência Nacional de Águas (ANA). É muito mais um projeto de educação ambiental.

BRASIL


ANA (www.ana.gov.br). A Agência Nacional de Águas é uma autarquia federal que tem como missão implementar e coordenar a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos e regular o acesso a água, promovendo o seu uso sustentável em benefício da atual e das futuras gerações. Além disso, a instituição possui outras definições estratégicas centrais.

ABAS (www.abas.org.br). A Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, é uma entidade que congrega 1000 associados espalhados por todo o Brasil, com Sede em São Paulo fundada em 1.978 cujo principal objetivo é a exploração racional de um recurso que a cada dia tem seu valor renovado, que é água

MATRIZ LIMPA (www.matrizlimpa.com.br). Produzido pelo PORTAL AMBIENTE ENERGIA (www.ambienteenergia.com.br) o Matriz Limpa é uma base de conhecimento de práticas sustentáveis na área de energia visando a uma matriz energética com baixa emissão de carbono. Tem como objetivo contribuir para a difusão do conhecimento gerado por empresas preocupadas com a geração e o consumo sustentável de energia, além de prover informações sobre o uso mais racional dos insumos energéticos.

INTERNACIONAL


COWEETA RESEARCH WORK UNIT (www.srs.fs.usda.gov/coweeta). A Unidade de Pesquisa Hidrológica da Bacia de Coweeta nos EUA foi criada em 1934 para estudos dos efeitos da floresta no fluxo superficial e deflúvio de bacias hidrográficas. Possui 5400 acres de florestas experimentais em seus impactos sobre parâmetros hidrológicos e ciclagem de nutrientes.

AMBIENTE ACADÊMICO (www.ambienteacademico.com.ar). Página do Professor Antonio Elio Brailovsky que trata de múltiplos temas ambientais, incluindo manejo de recursos hídricos. O professor Elio é um escritos e economista argentino especializado em história ambiental e mantém esta página na rde de internet. Antonio Elio Brailovsky, Licenciado en Economía Política de la UBA y una de las figuras más relevantes de la ecología argentina. Es profesor titular de la UBA y la UB y autor de una "Historia ecológica de Iberoamérica" (Capital Intelectual) en dos tomos, que va desde los mayas al Quijote y desde la independencia a la globalización. Fue convencional constituyente de la Ciudad de Buenos Aires y autor del capítulo ambiental de la Constitución porteña.

AquaKnow (www.aquaknow.net Plataforma online para gestão de conhecimentos relacionados com o uso susetntável dos recursos hídricos. Essa plataforma (chamada 'Aquaknow') está sendo desenvolvida por colegas do meu escritório e já conta com cerca de 600 usuários. Ela permite criar grupos, iniciar discussões, compartilhar dados (inclusive dados espaciais) e também oferece opotunidades para treinamentos e cursos.

PAGINAS RELACIONADAS : CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE

SBPC (www.sbpcnet.org.br). A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos nem cor político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.

CIFOR (http://www.cifor.cgiar.org). Center for International Forestry Research.   O Centro para Pesquisa Florestal Internacional é uma organização, sem fins lucrativos dedicada ao avanço global de bem-estar humano, a conservação ambiental e eqüidade. Realiza pesquisas que permite decisão mais informada e equitativa sobre o uso e manejo de florestas em países menos desenvolvidos.

FUNDACIÓN GENES Y GENTES (http://www.fundaciongenesygentes.es). És una Entidad declarada de Interés Social y sin ánimo de lucro; pionera en España por su interés y preocupación social sobre temas genéticos nace con vocación de apoyar permanentemente a cualquier miembro de la sociedad, persona natural o jurídica, en la formación, educación, investigación y protección genético-social, desde el reconocimiento de la dignidad, derechos y libertades fundamentales de las personas.

 
Idiomas
Área Restrita
Você escreve
Redes Sociais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.
Setor de Ciências Agrárias.
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL.
Centro de Ciências Florestais e da Madeira (CIFLOMA).
Rua Lothário Meissner, 680
Bairro Jardim Botânico.
CEP 80210-170.
Curitiba, Paraná, Brasil.